quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O assumido e o equilibrista


Mine Vaganti é um daqueles filmes exibidos em pequenas salas escondidas ou em alguma sessão de festival antes de um outro filme mais esperado. Mas é um filme agradável. A história é sobre dois irmãos gays que tentam revelar suas opções sexuais a família italiana numerosa e tipicamente do interior.

Coomo dito, Antonio e Tommaso são gays. Tommaso revela ao irmão que pretende assumir sua homossexualidade no jantar da família, mas Antonio se antecipa e se declara primeiro, originnando um estado de caos na família e deixando Tommaso em situação de silenciamento para não ferir o já abatido sentimento dos pais. 

O filme consegue equilibrar os dramas sentimentais dos irmãos gays, principalmente de Tommaso, com vários momentos cômicos proporcionados pelo pai, incrédulo, e pelos amigos gays. Um exemplo é que ao mesmo tempo em que os colegas de Tommaso, que foi estudar economia em Roma para tocar os negócios da família, chegam a casa e têm que inutilmente conter os trejeitos homossexuais, ele, Tommaso, tem que lhe dar com seu companheiro, um desses colegas, que não aceita a sua permanecia disfarçada. Bons pontos do filme está na retratação da família italiana, com seus exageros, aparências, dramas e melodramas. É um filme que põe o tema da opção sexual em discussão com doses sutis e equilibradas de humor e seriedade. Atenção especial para a trilha sonora.

O PRIMEIRO QUE DISSE
(Mine Vaganti, Itália, 2010)
Dir. Feznam Ospetek
Estreia: 01/01/2011 - São Paulo