quarta-feira, 6 de abril de 2011

O anti-professor

BREAKING BAD
Com Bryan Cranston e Aaron Paul
AXN



Qual o arquétipo do professor enquanto protagonista que geralmente conhecemos? Fácil. Sempre daquele mestre humanista que mostrar aos seus alunos problemáticos o melhor caminho para a vida digna, pois esse é o real papel do professor. Isto está em desde Sociedade dos poetas mortos a Malhação.

Breaking Bad, em sua terceira temporada nos Eua, é totalmente o inverso de tudo isso. O professor de química Walter White, depois de descobrir que tem câncer, resolve abandonar a vida comportada de bom cidadão americano e, junto com seu ex-aluno e parceiro Jesse Pickman, passa a produzir metanfetaminas com qualidade inequiparável. A partir deste fato, como é de se esperar, White vai se envolvendo e aprendendo, em cada epsódio, como funciona o mundo da crimidalidade e do tráfico.

Os epsódios de Breaking Bad são expressão máxima das séries preocupadas mais com a história do que com a audiência. Ela não priva o telespectador das cenas fortes de drogas nem de violência, e pressa pela continuidade do eredo sem as repetições de peripécias constantes. Além disso, Bryan Cranston está muito bem no papel do professor White. 


Assista os epsódios aqui: Breaking Bad

domingo, 3 de abril de 2011

O Cerco e a Retomada

Com a proximidade da exibição nos cinemas do filme Thor, é bons nos interarmos da situação do universo Marvel. Chega às bancas nesta transição de mês Março/Abril, pela Panini, a mini-série em quatro edições* chamada O Cerco.

Nos últimos anos, Norman Osborn assume o poder das forças bélicas do planeta após ter supostamente sido o responsável pela expulsão dos metamorfos alienígenas Skrulls. Com sua ascensão, os vilões passam a dar as cartas no poder e os hérois como Tony Stark a serem perseguidos. O Cerco contará a investida das forças de Osborn sobre o panteão de Asgard, que se encontra na Terra, e em consequência disso, como os heróis retomarão seus status no mundo.

É importante lembrar que, em termos de qualidade, nos últimos anos, os trabalhos da Marvel em sagas têm superado em muito os da DC. Enquanto nos super-amigos elas continuam caóticas e desconexas - como todo o trabalho de Crise Final e recentemente A Noite Mais Densa - a turma dos Vingadores sempre apresentam sequências aprofundadas e de maior coerência - ver Guerra Civil e Invasão Secreta. Possa ser que muitas vezes o investimento da Marvel nas relações interpessoais deixe um saldo negativo financeiramente, pois a maioria do público ainda dá muita atenção às pancadarias cósmicas. Mas a qualidade narrativa da empresa, comparado principalmente com sua principal concorrente, é um ponto inquestionável.

* A saga se dá em 4 edições, mas há uma edição número zero, o que de certa forma se torna 5 edições.


O CERCO
Brian M. Bendis & Olivier Coipel
Panini Comics, R$ 5,50
(em 5 ediçoes)

Leia a história em seu PC: O CERCO