terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Se eu fechar os olhos agora: além do romance de formação


Sempre que se coloca em primeiro plano personagens adolescentes, não demora muito para alguém expor o termo “romance de formação” como característica central da obra. Não acredito que seja o caso de Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre.
O romance aborda as investigações de dois amigos, Paulo e Eduardo, e um senhor idoso, Ubiratan - o comunista torturado na Era Vargas -, na tentativa de desvendar os reais motivos do assassinato brutal de uma bela mulher, Anita. Logo as suspeita de que há algo não esclarecido na versão oficial desta morte vão gerando um mosaico de eventos ligados às relações de poder dos antigos coronéis, donos de redutos populacionais; às violências arbitrárias destes poderosos e às formas como aquela sociedade dos anos 50 se mostrava propensa aos discursos oficiosos.

E porque não seria um romance de formação? O palpite é de que os garotos não conseguem compreender ou não têm acesso à trama total do assassinato. Eles são importantes na captação de provas e na orientação de possibilidades de questionamentos, mas os eventos da trama não determinam o caráter dos mesmos, nem os modificam. São personagens prontos na história, não exigindo a tão conhecida “passagem para a maioridade”. Até mesmo quando o romance avança no tempo cinquenta anos depois, evidencia que Paulo e Eduardo não conseguem compreender bem o que ocorreu à mulher. É o personagem Ubiratan quem tem acesso às principais informações sobre o desvendamento do caso, nunca compartilhadas com os meninos. Paulo e Eduardo se perguntam e sempre se perguntarão sobre o que, de fato, ocorreu à mulher morta.

Chama atenção estilisticamente no romance os diálogos, ora autoritários, ora desrespeitosos. Os meninos não conseguem extrair informações de Ubiratan, pois nunca são levados à sério por este. Ubiratan, por sua vez, não consegue dialogar com as pessoas, pois na condição de velho, não é ouvido pelos donos do poder ou pelas pessoas comuns. Mesmo assim, os diálogos acontecem e justamente por isso, apresentam uma forma curiosa.


SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA
Edney Silvestre
Editora Record, R$ 34,90
Vencedor Jabuti 2010

Leia aqui primeiro trecho de Se eu fechar os olhos agora