quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"Você vai conhecer o homem dos seus sonhos" não terminou


Anualmente os filmes de Woody Allen são muito esperados. Atores e atrizes esperam serem chamados para o elenco e fãs esperam os novos enredos da fase, digamos, mais cult do diretor. Você vai conhecer o homem dos seus sonhos, que entra em cartaz em João Pessoa nesta sexta-feira, na estreia do Cinespaço localizado no Mag Shopping, fecha a década dos filmes de Allen em tom ameno.  Comparado a Melinda e Melinda, Match Point e Vicky Cristina Barcelona, o filme não possue o encatamento dos intrigas nem a complexidade dos personagens deste três anteriores.

O filme retrata a vida de um casal, ele escritor e ela curadora, que vivência uma crise econômica e afetiva. Logo se percebe que esta crise se espande a todos os personagens que envolvem o casal. Parentes, colegas de trabalho e vizinhos também se encontram em situação de desarmonia amorosa. O tom de fisolofia irônica e as crises existênciais, como sabemos, não poderiam faltar. Além disso, os principais personagens do "Você vai conhecer o homem dos seus sonhos" regem suas vidas em nome da arte. Estão la o escritor em dificuldades criativas, a musicóloga doutoranda, a curadora competente, a pintora talentosa, o velho que gosta de ópera no teatro. estes traços garantem o sucesso de Allen de público e crítica.

Porém, o curioso é que por mais intricado, complexo e pessimista que seus filmes ossam ser, sempre havia em Woody Allen a esperança do final de destino otimista para a vida. Que tudo pode dar certo, apesar dos pesares. Só que o final cômico ou de happy ending singelo, estilo registrado do diretor, foi abandonado neste último filme, o que nos dá a sensação de que os personagens ainda deviam econtrar a harmonia da vida. Para os que estão acostumados com Allen, a sensação é de que o enredo ainda não acabou. Ainda falta o desfecho satisfatório, mesmo que a intensão seja de mostrar a volubilidadee incertezas da vida, sentimos falta da esperança.

VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS
(You will meet a tall dark stranger, EUA/Espanha, 2010)
Dir. Woody Allen
Estreia: 14/01/2010



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Além da vida trata mais da vida que do além

Há muitos filmes que abordam a espiritualidade pós-vida. Os de caráter praticamente didático e moralizante, como os últimos brasileiros Nosso Lar e Chico Xavier, ou os de desconstrucionismos epifânicos, como em Sexto Sentido e Os outros. Hereafter, em cartaz nos cinemas da cidade, de Clint Eastwood, não se encaixa em nenhuma das pontas, embora em determinados momentos tente.

O filme se desenvolve em três narrativas paralelas: o vidente médium que realiza a conexão com os mortos, a repórter que vivência uma experiência de trascendência da alma e o garoto que perdeu o irmão gêmeo e busca compreender um sentido para a morte. Evidentemente, as narrativas estão aptas ao encaixe.

Das qualidades, talvez o ponto forte do filme seja justamente a luta dos personagens convictos contra a descrença, mais do que a relação com os mortos, mais do que a verdade deixada pelo filme mais do que as cenas fantásticas do tusnami. E a descrença vem de todos os lados: do exterior para a jornalista, do interior do garoto e da não aceitação do vidente, interpretado por Matt Damon.É um filme de nome Além da vida que tem seu foco na vida.

Mas o filme deixa muito a desejar enquanto narrativa. Em alguns momentos ela é tão lenta que se torna enfadonha - como no caso da crise existêncial do garoto -, não gera expectativa de um núcleo para outro e o desfecho é, como disse, um encontro muito óbvio. No contexto da obra de Eastwood, está em um patamar secundário.

ALÉM DA VIDA
(Hereafter, 2010, EUA)
Dir. Clint Eastwood
Estreou: 07/01/2011