quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"Você vai conhecer o homem dos seus sonhos" não terminou


Anualmente os filmes de Woody Allen são muito esperados. Atores e atrizes esperam serem chamados para o elenco e fãs esperam os novos enredos da fase, digamos, mais cult do diretor. Você vai conhecer o homem dos seus sonhos, que entra em cartaz em João Pessoa nesta sexta-feira, na estreia do Cinespaço localizado no Mag Shopping, fecha a década dos filmes de Allen em tom ameno.  Comparado a Melinda e Melinda, Match Point e Vicky Cristina Barcelona, o filme não possue o encatamento dos intrigas nem a complexidade dos personagens deste três anteriores.

O filme retrata a vida de um casal, ele escritor e ela curadora, que vivência uma crise econômica e afetiva. Logo se percebe que esta crise se espande a todos os personagens que envolvem o casal. Parentes, colegas de trabalho e vizinhos também se encontram em situação de desarmonia amorosa. O tom de fisolofia irônica e as crises existênciais, como sabemos, não poderiam faltar. Além disso, os principais personagens do "Você vai conhecer o homem dos seus sonhos" regem suas vidas em nome da arte. Estão la o escritor em dificuldades criativas, a musicóloga doutoranda, a curadora competente, a pintora talentosa, o velho que gosta de ópera no teatro. estes traços garantem o sucesso de Allen de público e crítica.

Porém, o curioso é que por mais intricado, complexo e pessimista que seus filmes ossam ser, sempre havia em Woody Allen a esperança do final de destino otimista para a vida. Que tudo pode dar certo, apesar dos pesares. Só que o final cômico ou de happy ending singelo, estilo registrado do diretor, foi abandonado neste último filme, o que nos dá a sensação de que os personagens ainda deviam econtrar a harmonia da vida. Para os que estão acostumados com Allen, a sensação é de que o enredo ainda não acabou. Ainda falta o desfecho satisfatório, mesmo que a intensão seja de mostrar a volubilidadee incertezas da vida, sentimos falta da esperança.

VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS
(You will meet a tall dark stranger, EUA/Espanha, 2010)
Dir. Woody Allen
Estreia: 14/01/2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário