terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Além da vida trata mais da vida que do além

Há muitos filmes que abordam a espiritualidade pós-vida. Os de caráter praticamente didático e moralizante, como os últimos brasileiros Nosso Lar e Chico Xavier, ou os de desconstrucionismos epifânicos, como em Sexto Sentido e Os outros. Hereafter, em cartaz nos cinemas da cidade, de Clint Eastwood, não se encaixa em nenhuma das pontas, embora em determinados momentos tente.

O filme se desenvolve em três narrativas paralelas: o vidente médium que realiza a conexão com os mortos, a repórter que vivência uma experiência de trascendência da alma e o garoto que perdeu o irmão gêmeo e busca compreender um sentido para a morte. Evidentemente, as narrativas estão aptas ao encaixe.

Das qualidades, talvez o ponto forte do filme seja justamente a luta dos personagens convictos contra a descrença, mais do que a relação com os mortos, mais do que a verdade deixada pelo filme mais do que as cenas fantásticas do tusnami. E a descrença vem de todos os lados: do exterior para a jornalista, do interior do garoto e da não aceitação do vidente, interpretado por Matt Damon.É um filme de nome Além da vida que tem seu foco na vida.

Mas o filme deixa muito a desejar enquanto narrativa. Em alguns momentos ela é tão lenta que se torna enfadonha - como no caso da crise existêncial do garoto -, não gera expectativa de um núcleo para outro e o desfecho é, como disse, um encontro muito óbvio. No contexto da obra de Eastwood, está em um patamar secundário.

ALÉM DA VIDA
(Hereafter, 2010, EUA)
Dir. Clint Eastwood
Estreou: 07/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário