quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quando a política ofuscou a arte

Pode não ter sido o melhor romance do ano de 2010, de acordo com o Prêmio Jabuti, mas Leite Derramado, de Chico Buarque, com certeza foi o mais polêmco. Tudo porque o autor recebeu o prêmio de escritor do ano e seu romance ter ficado em segundo lugar na lista dos melhores do ano, atrás do romance de Edney Silvestre, Se eu fechar meus olhos agora.

De fato é um pouco absurdo dar status de Oscar a um prêmio literário. Explico: no cinema, evidentemente, devido sua condição de produção técnica coletiva, pode se dar o direito de premiar um filme como melhor e seu diretor não ser também premiado em sua categoria. Já o romance, de solitário constructo, seria possível? O fato é que é óbvia a decisão por uma questão de política literária.

Mas quanto ao romance propriamente, ele é acima da média e bem poderia ser o melhor romance do ano, caso outro escritor não tivesse alcançado mérito similar. A história de um enfermo de idade centenária Eulálio Assumpção - que narra seu passado sob condiçoes de dor, desvario, lapsos de rememoração, amésia e perda de linha de raciocínio - é desenvolvida de tal maneira que perpassa, com tom melancólico e decadentista, vários sujeitos representantes de diversos momentos da história do país, desde o político conservador ao leleco carioca do Rio Contemporâneo. A condição de Eulálio permite ao leitor compreender as mudanças súbitas de um assunto à outro sem se preocupar com a coesão cronológica dos fatos. O próprio narrado desvenda em uma outra passagem a consciência de sua condição e o quanto isso interfere na narrativa: É esquisito ter lembranças de coisas que ainda não aconteceram, acabo de me lembrar que Matilde vai sumir para sempre.

Nesta perspectiva, estilisticamente, Chico utiliza, como nos seus outros romances, do recurso de progressão de uma hipotética ação através do tempo no futuro do pretérito: Minha pequena filha cresceria cercada do bom e do melhor, e mais bonança teria minha mulher, se algum dia voltasse para casa. A ação fica apenas na memória, como um atiçar da imaginação, mas que dentro da materialidade do romance, se torna movimento. E isso dá riqueza à complexidade narrativa de Leite Derramado. Infelizmente, um ótimo romance pode ficar marcado e lembrado por uma polêmica extra-literária.

LEITE DERRAMADO
Chico Buarque
R$ 31,20
Vencedor do 8º Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2010.
2º Lugar no prêmio de melhor romance do Jabuti 2010.

Leia o primeiro capítulo de Leite Derramado